segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Leitura e Escrita de Nomes Próprios

Sugestões Didáticas
Ainda com o foco no trabalho com o nome próprio, aproveitamos para postar mais sugestões de atividades que poderá possibilitar situações da aprendizagem da língua escrita.O nome próprio é um modelo estável de escrita. O trabalho com nomes informa as crianças sobre as letras, a quantidade, a posição e a ordem delas; permite o contato com diferentes sílabas e diferentes tamanhos de palavras, além de favorecer a aquisição da base alfabética.
Objetivos
• Registrar e reconhecer o próprio nome e dos/as colegas.
• Reconhecer o uso funcional do texto.

Desafios colocados aos alfabetizandos
• Tentar ler antes de saber ler convencionalmente.
• Estabelecer correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de cor à escrita convencional.
• Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde.

Sugestões de Atividades

Análise e reflexão sobre a língua - os alunos poderão - analisar as letras iniciais das palavras tendo como apoio as inicias do próprio nome; consultar fichas com o nome deles para reconhecer quais são as letras do próprio nome e marcá-las no alfabeto; Se necessário, o professor escreve na lousa a lista dos nomes incluindo o seu próprio nome; montar nomes com o alfabeto móvel;

Leitura com o professor - leitura do texto "Todas as coisas tem nome"; leitura de texto com informações sobre como fazer um crachá; leitura e cantiga de canções de ninar e parlendas;

Escrita do aluno - registro do nome segundo os conhecimentos que já possuem da escrita do nome próprio; completar letras do alfabeto e marcar as letras do seu nome;cruzadinha dos nomes; caça palavras; escrever o nome em um contexto de comunicação real (o crachá).
Postado por... Lenira, Deolinda, Claudiane, Vanda

Comece o ano promovendo a socialização da garotada e valorizando a identidade de cada um.

Galeria da CriançadaMateriais:Canetinhas coloridas; cartolina ou folhas de papel kraft; cola branca; fita adesiva colorida; foto 3x4 de cada criança; folhas de papel sulfite tamanho A4 coloridas; tesoura com ponta arredondada.Colocando em PráticaPromova uma roda de conversa, a fim de cultivar a afetividade e a integração. Após ter se apresentado fale da importância de frequentar a escola e de fazer novos amigos ou reeencontrá-los. Com o objetivo de promover a integração, inicie uma dinâmica, propondo que os alunos observem se reconhecem, no grupo, algum amiguinho de outros espaços, como lugares públicos da vizinhança. Questione-os se há algum parente na sala. Deixe-os á vontade para se relacionarem e se expressarem. Faça um crachá de identificação para cada aluno. cole cada foto no centro de um quarto de folha de papel sulfite, e escrteva abaixo o nome inicial da criança, em letra bastão deixando um espaço de 4 cm na base. Confeccione também um cartaz de pregas dobrando a folha de papel kraft em sanfona e deixando cada dobra com 4 cm de profundidade.Divida o crataz em dois com a fita adesiva colorida e adapte o tamanho de acordo com a quantidade de alumos.Enquanto finaliza o cartaz escrevendo o nome das crianças em ordem alfabética, peça que todos fiquem bem quietinhos, e, com os olhos fechados, percebam e tentem identificar os diferentes sons ao redor. Depois, coloque uma música para tocar e solicite que, da mesma forma persebam quais instrumentos estão presentes na melodia. Feito esse exercício, distribua os crachás e oriente os alunos a encaixá-los nos espaço correspondente do cartaz, cadana sua vez ao ouvirem seus nomes.Trabalhar com o nome da criança traduz um efeito emocional incomensurável, pois o difere, assim como sua escrita de um nome comum. Trata-se da identidade de uma pessoa que se transformará- uma assinatura que identifica um sujeito. Quando a criança começa a escrever seu nome, inicia-se a compreensão da função social e acontece a motivação, que contribui com o processo de alfabetização.