sexta-feira, 20 de março de 2009

UM POUCO DE POESIA EM SUA VIDA

A AMIGO É AQUELE QUE CHEGA QUANDO TODO O MUNDO JÁ SE FOI"
O que é um verdadeiro amigo:"Meu amigo não voltou do campo de batalha, senhor.-Solicito permissão para ir buscá-lo(disse um soldado a seu tenente)- Permissão negada. - respondeu o oficial- Não quero que você arrisque sua vida por um homem provavelmente está morto.O soldado ignorando a proibição, saiu,e uma hora mais tarde voltou mortalmente ferido, transportando o cadáver de seu amigo.O oficial estava furioso: Eu não te disse que ele estava morto?!!!!Diga - me, valia a pena ir até lá para trazer um cadáver?E o soldado, moribundo, respondeu: Claro que sim, senhor!Quando o encontrei, ele ainda estava vivo e pode me dizer : Tinha certeza que virias!

PARA UM DIA FELIZ


sexta-feira, 13 de março de 2009

História do Circo


O circo é uma expressão artística, parte da cultura popular, que visa a diversão e o entretenimento dos espectadores.
Há referências sobre o circo desde a antiguidade. Durante o Império Romano, por exemplo, grupos de pessoas ganhavam a vida fazendo apresentações na rua, nas casas de famílias nobres ou até mesmo em arenas destinadas às apresentações (anfiteatros).
Na Idade Média, grupos de malabaristas, artistas de teatro e bufões (comediantes) viajavam pelas cidades da Europa com suas apresentações.
Porém, foi somente em 1769 que o circo ganhou o formato que temos atualmente. Neste ano, o inglês Philip Astley organizou as apresentações circenses, destinando também uma tenda de lona para as apresentações. Estas seriam itinerantes (com mudança constante do local de apresentação).
Embora enfrentem um período de crise na atualidade, os circos ainda fazem sucesso, principalmente nas reuniões do interior do Brasil. As apresentações contam com palhaços, shows musicais, malabaristas, mágicos e trapezistas.
Os palhaços brasileiros que fizeram mais sucesso nos circos brasileiros foram: Carequinha, Arrelia, Torresmo e Piolin.

terça-feira, 10 de março de 2009

Projeto coelhinho da Páscoa

Eixos temáticos: Matemática, Artes Visuais, Natureza e Sociedade,Corpo e Movimento e Linguagem oral e Escrita.

Objetivos: conhecer o sentido da páscoa e desenvolver o raciocínio lógico-matemático, a atenção, a percepção, a imaginação e a criatividade.

Idade: a partir de 4 anos

Duração: 1 semana

Desenvolvimento: conversa informal sobre a Páscoa seu significado e seus símbolos.Deixe que as crianças falem sobre o que entendem por Páscoa e vá informando sobre o verdadeiro sentido .Depois você pode cantar várias músicas sobre a Páscoa e pedir aos alunos que representem a música através da expressão corporal .

Os 10 mandamentos do professor.

1. Planeje suas aulas tendo em mente que muitas vezes este planejamento pode ser alterado. Seja flexível e criativo.
2. Procure conhecer de perto seu aluno, pois suas aulas dependem deste conhecimento prévio. Não adianta falar em alimentação saudável para aqueles que não tem o que comer em casa.
3. Faça tudo muitas vezes, repita sempre que necessário e das mais diversas formas, atento a tudo e a todos.
4. Estude muito, para poder ensinar bem. Somente quem sabe o que está falando consegue mediar o conhecimento com segurança.
5. Coloque-se no lugar do aluno quando estiver idealizando suas aulas. Pense no quanto deve ser cansativo ficar horas ouvindo e ouvindo.
6. Estabeleça prioridades na sala. A partir de onde eu começo? Quais as dificuldades mais eminentes?
7. Pesquise em várias fontes, pesquisar é a palavra de ordem.
8. Use vários métodos de trabalho, pesquisa em grupo, aulas expositivas, seminários, roda de conversa.
9. Não tenha vergonha de pedir ajuda sempre que precisar. Professor bom é aquele que jamais fica com uma dúvida para si mesmo.
10. Registre, registre e registre. O professor precisa acostumar-se a registrar as coisas boas que realiza em sala e divulgar sempre!
Leila Bambino (Educadora e Psicopedagoga Clínica)
Postado por Espaço Educativo Vivendo e Aprendendo