sexta-feira, 20 de maio de 2011

Reunião de Pais

ESCOLA ESTADUAL MACHADO DE ASSIS
REUNIÃO DE PAIS E MESTRES – 20/05/2011
8 MANEIRAS DE PARTICIPAR DA NOSSA ESCOLA


Não tenha vergonha nem medo de apresentar o que você pensa à
diretoria e aos professores, você é bem-vindo!

1. Venha a escola do seu filho 5. Dê sua opinião e sugestões
2. Conheça os professores dele 6. Sinta-se em casa-afinal, ela é a segunda casa do seu filho
3. Pergunte como nossa escola 7. Entre para as associações de pais
Funciona
4. Veja quais são nossas regras 8. Ajude no que puder da pintura às quermesses.
E ajude a passá-las a ele


NA REUNIÃO DE PAIS, VOCÊ TEM A OPORTUNIDADE DE:
1. Conversar com os professores;
2. Descobrir as dificuldades do seu filho;
3. Saber o que seu filho deve aprender;
4. Conhecer melhor a escola;
5. Esclarecer dúvidas;
6. Firmar uma parceria com a escola;
7. Entender os problemas do seu filho;
8. Conhecer como a escola trabalha;
9. Adquirir mais confiança na escola.

VEJA COMO AJUDAR AO SEU FILHO NA HORA DA TAREFA DE CASA
1. Ajude-o a criar uma rotina de estudos;
2. Arrume um local para os estudos;
3. Não dê respostas prontas;
4. Ofereça material de apoio;
5. Leve-o até uma biblioteca, se preciso;
6. Ajude-o na hora de pesquisar na internet;
7. Pergunte se ele tem dificuldades;
8. Oriente-o a levar as dúvidas para a escola;
9. Aproveite para saber o que ele está aprendendo.


OBRIGADA PELA PRESENÇA!!!
SEJA BEM VINDO (A)!!!
ATENCIOSAMENTE: EQUIPE PEDAGÓGICA.

Projeto "Meio Ambiente"

Escola Estadual Machado de Assis
Planejamento Pedagógico – Data: 20/05/2011
Projeto “Meio Ambiente”
Alunos Atendidos: 1º e 5º Ano
Orientação Pedagógica: Graça Dutra
Justificativa: O homem faz parte do Meio Ambiente em que vive e dele depende para sobreviver. Sem água, o ar, o solo e a energia solar não haveria vida. O homem também influi no meio ambiente. A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
Considerando a importância da temática ambiental é que trabalharemos o referido projeto. Aproveitaremos a temática para trabalharmos oficinas de jornais como também de poesia onde utilizaremos os cadernos de “Leitura e Escrita” – Percorrendo os caminhos do Letramento.
Objetivos:
• Conscientizar ecologicamente os alunos;
• Reconhecer a importância da preservação da natureza;
• Incentivar o espírito de participação cidadã na defesa do meio ambiente local e global;
• Identificar a ação do homem na transformação do meio ambiente.

Temas a serem abordados:
• Poluição; Desmatamento; Queimadas; Lixo; Rio Piranhas; Aquecimento Global, etc.
Desenvolvimento:
• Realize uma roda de conversa dirigida, comentando sobre como está o nosso Planeta e o que podemos fazer para preservá-lo? Perguntar aos alunos o que eles entende sobre meio ambiente.
• Organize um passeio ao redor da escola ou a algum lugar da cidade para observarem o ambiente e a ação do homem sobre o mesmo;
• Após o retorno pedir para que eles criem um desenho e um pequeno texto, a partir do passeio, para ilustrar a situação do meio ambiente que mais lhe chamou atenção;
• Leituras: Textos informativos; letra de músicas; poemas;
• Produção de textos e de frases; Acróstico; Paródias; Listas do que podemos encontrar no Meio Ambiente;
• Desfile ecológico;
• Dobraduras; Dramatização; Confecção de mural e de lembrancinhas de sucata; Concurso de cartazes;
• Criar os “Patrulheiros do Meio Ambiente”;
• Oficinas;

domingo, 1 de maio de 2011

Dia do Livro Infantil







O Dia do Livro Infantil em nossa Escola foi comemorado com grande êxito organizamos uma gincana Literária homenageando vários autores infantis.