terça-feira, 9 de junho de 2009

A lenda da fogueira de São João


Era naquele tempo em que não havia correio público nem telégrafo.
Nossa Senhora fôra visitar sua prima Santa Isabel que esperava o nascimento de um filho.
Demorou-se lá ajudando-a, mas como não pode mais esperar mais tempo, voltou para casa, em Nazaré.
Entretanto, Santa Isabel e Zacarias, seu marido, prometeram que avisariam do nascimento de São João Batista. Mas como?
Levantariam um mastro na porta de sua casa e acenderiam uma fogueira para iluminar o mastro.
Quantas e quantas noites Nossa Senhora se demorava em olhar para a cidade de Judá, procurando o sinal combinado, até que, um dia de junho, dia 24, percebeu o mastro iluminado pela fogueira.
Sentiu grande alegria e partiu logo.
Levava de presente para o menino uma capelinha tecida por ela mesma, e umas palhinhas secas e perfumadas para a sua caminha.
A noite estava escura e o caminho era iluminado por chumaço acesas que atiravam ora aqui, ora ali, até a casinha de Isabel e Zacarias, Mas, com poucas horas de nascimento, pelas montanhas e pelos vales da Judéia já se contavam maravilhas do menino, que por indicação do anjo Gabriel, se chamava João.
O povo oprimido, esperando do céu o alívio, sentiu que Deus o visitava com o nascimento daquela criança. Sentiu-se renovada pela esperança de uma vida melhor.
Hoje, o mastro de São João, que levantam ao pé da fogueira, significa que as divinas promessas de salvação e de vida eterna continuam vivas no coração dos homens.


SÃO JOÃO: O GRANDE PROFETA – DIA 24 DE JUNHO


João Batista era primo de Jesus e segundo o Evangelho de São Mateus, seis meses mais velho que ele. Sua mãe Isabel, era prima de Maria. As escrituras apontam João Batista como grande profeta. Ainda no ventre da mãe, agitou-se ao sentir a presença de Maria, que também esperava Jesus. Os pais viram nisso uma manifestação de santidade. João, onde ao crescer, tornou-se pregador no Rio Jordão, onde batizava os convertidos. Recebeu a bênção de batizar o próprio Jesus Cristo. As autoridades da época consideraram-no um inimigo. Herodíades, amante do rei Herodes, pediu sua cabeça num prato, desejo que foi prontamente atendido. São João é mostrado sempre ao lado de um cordeiro, simbolizando Jesus, cordeiro de Deus.


Simpatias para São João
Saber se vai ficar pra titia: Pegue 2 agulhas na noite de São João e coloque-as dentro de uma bacia com água ao luar. Se elas ficarem juntas, é sinal de que se casará, se não, significa que vai ficar solteira.
Ganhar dinheiro: Faça esta simpatia na noite do dia 23 de junho. Pegue uma cédula(quanto maior o valor, melhor) à meia-noite e coloque-a na janela para tomar sereno. Ponha um peso em cima para não voar, na manhã seguinte, dobre-a e guarde dentro da sua carteira. Você não deve gastar essa nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário