quarta-feira, 17 de março de 2010

PROJETO ANUAL DE LEITURA E ESCRITA

PROJETO: LEITURA E ESCRITA

PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

DURAÇÃO: O ANO TODO

ELABORAÇÃO: MARIA DAS GRAÇAS DUTRA DE OLIVEIRA

EXECUÇÃO: PROFESSORES DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAl

JUSTIFICATIVA

A importância da leitura, para o bom desenvolvimento do aluno é um fato inquestionável. Sabendo-se do papel fundamental da escola que é “formar um cidadão consciente e crítico, sujeito e agente transformador do mundo”, surge à necessidade de desenvolver este projeto, a fim de que os alunos possam superar as constantes e reais dificuldades relacionadas à leitura e à escrita. Busca-se, assim, desenvolver um hábito de leitura constante, que certamente favorecerá a expressão escrita do estudante, fazendo- o compreender o contexto social no qual encontra-se inserido e influenciando-o na transformação de um mundo melhor.

Uma prática constante de leitura na escola pressupõe o trabalho com a diversidade de objetivos, modalidades de textos que caracterizam as práticas de leitura de fato. Se o objetivo é formar bons leitores temos a obrigação de proporcionar oportunidades destes alunos interagirem significativamente com os textos. Para fazer acontecer e fluir este conhecimento depende do empenho de você professor, pois é você que está diretamente ligado ao aluno, seja um grande incentivador através de suas estratégias para despertar no aluno o prazer e o gosto pela leitura.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver no aluno o gosto pela leitura e escrita, através de constantes visitas à sala de leitura, leituras diárias de livros didáticos e paradidáticos, jornais, revistas e de outras modalidades, estimulando também a criação de textos formalmente organizados, favorecendo assim um bom desempenho na expressão escrita do aluno.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Estimular o aluno à leitura e à escrita.

· Narrar e debater os textos oralmente.

· Familiarizar o aluno com as diversas modalidades de textos.

· Produzir textos orais coletivamente.

· Diferenciar textos literários de informativos.

· Construir oralmente a história contada pelo colega.

· Produzir textos escritos individualmente.

· Ampliar o vocabulário.

· Minimizar erros ortográficos e de concordância.

· Envolver os alunos nas dinâmicas do projeto, de modo a serem eles mesmos os autores de poesias, contos, crônicas e outros gêneros literários, transformando-os em leitores de seus próprios textos.

· Utilizar a linguagem oral e escrita explorando a riqueza dos contos de fadas, das fábulas e lendas.

· Estimular a fantasia, a imaginação e a sensibilidade através das histórias.

· Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar.

· Desenvolver a concentração, a criatividade e o conhecimento.

ESTRATÉGIAS

· Fazer diariamente uma leitura compartilhada.

· Visitas constantes a sala de leitura com retirada de livros para leitura.

· Obedecer semanalmente ao cronograma da sala de leitura e ao projeto dos mediadores de leitura.

· Leitura e debate de assuntos atuais extraídos de revistas, jornais, e-mail, etc.

· Apresentação, pelos alunos, da vida e obra de um autor, antecipadamente escolhido.

· Pesquisas – Vidas e obra do autor.

· Lançamento do livro de cada turma, com a participação dos pais e da comunidade.

· Solicitar que os alunos dêem novo final ou um outro inicio à história lida.

· Organizar roda de leitores.

· Dramatizações de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens.

· Oficinas de leituras e produção de textos.

· Organizar um baú de leituras e sensibilizar os alunos com a apresentação dos textos, lendo com eles e convidando-os a fazerem leituras individuais ou compartilhadas.

· Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias.

· Elaborar um novo final, diferente do original.

· Escrita de bilhetes com dicas sobre as histórias trabalhadas.

AVALIAÇÃO

A avaliação deverá se processar da forma mais natural possível, através de conversação diária, da observação de mudanças de atitudes e nos registros da rotina de atividades vivenciadas. Assim procedendo, poderemos verificar a capacidade e o potencial dos alunos, suas dificuldades e seus limites, interferindo sempre que precisem de ajuda.

Nessa interação, poderemos descobrir que tipos de leitura agradam mais: se o aluno consegue construir o significado do texto; se é capaz de perceber emoções expressas pelos autores; se após suas leituras, estabelecem diálogos e trocam informações; se mantêm interesse pelo projeto; se há necessidade de mudanças de estratégias.

O ato de avaliar é continuo, e continuas deverão ser dinâmicas de acompanhamento de todos os envolvidos na vivência deste projeto.