quinta-feira, 20 de maio de 2010

PROJETO: “BRASIL RUMO AO HEXA”

Escola Estadual Machado de Assis - Jardim de Piranhas -RN
Alunos Atendidos: 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental
Duração:11 de Junho à 11 de Julho de 2010
Elaboração: Maria das Graças Dutra de Oliveira
JUSTIFICATIVA: Realizada desde 1930, a maior competição do futebol mundial vai tomar conta do país a partir de junho. Nenhum assunto vai ser mais importante no Brasil do que esse, pois estamos a caminho do Hexa, título jamais alcançado por nenhuma seleção. Nesse período de Copa do Mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo.
Trabalharemos o presente projeto, na tentativa de ampliar e contextualizar os valores culturais de nosso país, despertando no aluno o interesse e a aquisição de novas informações sobre o futebol.
Esse projeto será executado no período de 11 de junho a 11 de julho de 2010.
OBJETIVO GERAL:
Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura. Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
. Compreender o futebol como forma de expressão de grupos sociais;
. Adquirir mais conhecimentos sobre o futebol;
. Estimular o hábito da leitura;
. Incentivar o debate sobre ética, respeito às diferenças e consumo;
. Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas;
CONTEÚDOS:
. História do futebol no Brasil;
. Temas transversais;
Ética: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo o esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como a aceitação de que não se vence sempre...
Meio Ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa(pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)
Pluralidade Cultural: Observar a lingua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós brasileiros herdamos.
Sugestões de outras atividades envolvendo outras disciplinas
. Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times;
. Identificação de formas geométricas no campo;
. Confeccção de uma tabela com pontos ganhos;
. Leitura de noticiários diários - textos jornalísticos, revistas, livros, leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);
. Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando por que ele não se mantém vivo em outros momentos;
. História das Copas;
. Pesquisa sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos da África do Sul, o país -sede da Copa, para posterior comparação com os mesmos indicados brasileiros.
. Localização no mapa-múndi da sede da Copa e dos países adversários do Brasil;
. Confecção de faixas, cartazes e murais;
. Interpretação de letras de músicas e gritos de guerra cantadas pelas torcidas.